• Trabalhos Técnicos
    Inscrições para o Congresso
    Informações sobre o Congresso
    Boletins
  • Instruções Apresentação Poster

    ATENÇÃO TAMANHO MÁXIMO DO POSTER: 0,80 M DE LARGURA x 1,10 M DE ALTURA

    INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS POSTERES

    O autor deverá levar seu poster preparado, já que não haverá materiais e equipamentos para a preparação no local, durante o Congresso. Cada poster ficará exposto somente em um único dia que será determinado pela Comitê Organizador. Cada autor será responsável por fixar seu poster a partir das 09:00 horas do dia determinado (22, 23 ou 24 de novembro), no painel identificado (a identificação será o nome do arquivo enviado para o Congresso, por exemplo, I-004) na parte superior do mesmo.

    O autor também deverá retirá-lo ao final do dia (a partir das 17:00 horas do mesmo dia determinado), já que o Comitê Organizador não se responsabilizará pelos posteres que não forem retirados.

    O Comitê Organizador proporcionará os painéis para a fixação dos posteres, porém somente no horário determinado.

    Tamanho do Poster: cada poster deverá ter o tamanho máximo de 800 mm (largura) x 1100 mm (altura), em formato vertical. Tamanhos superiores a este não caberão no local onde os mesmos serão fixados.

    IMPORTANTE: Pelo menos 1 dos autores do trabalho deverá permanecer no local determinado para fixação dos posteres, no horário das 13:00 as 14:00 horas, SOMENTE NO DIA DETERMINADO, ou seja, no dia 22, 23 ou 24 de novembro. Esta será a oportunidade de os demais Congressistas tirarem dúvidas ou trocarem ideias com os autores sobre o Trabalho.

    Instruções para a preparação do Poster: O propósito da apresentação do poster é promover uma discussão informal sobre o trabalho apresentado. É uma amostra gráfica de um trabalho escrito e não um texto formal convencional.

    A apresentação do poster é um resumo de uma pesquisa que usualmente contém objetivos, metodologias, resultados e conclusões, com bibliografia resumida. Um bom poster será atrativo visualmente e de fácil leitura.

    O poster não tem o propósito de promover produtos e serviços. Caso isto ocorra, o mesmo será retirado.

    Recomendações gerais:

    - Recomenda-se colocar na parte inferior do painel um envelope com cópias de seu poster em tamanho A4 ou carta para o leitor interessado;

    - Organize seu poster em uma única folha e ordene-o de maneira lógica, de cima para baixo e da esquerda para a direita. Utilize formato de texto em colunas duplas ou triplas;

    - Ordene a informação em seqüência clara com o objetivo de facilitar a leitura;

    - Digite os subtítulos com cores diferentes, para destacá-los;

    - Prepare seu poster indicando de maneira clara e concisa o objetivo. Siga com a parte experimental e os métodos de pesquisa, destaque os resultados. Finalmente, coloque as conclusões e a bibliografia;

    - Utilize fotos grandes, figuras, tabelas, mapas, diagramas, etc;

    - Recomenda-se colocar uma foto do autor (ou autores) do poster ou de quem estiver apresentando-o, para que as pessoas interessadas possam identifica-lo(s) durante o Congresso.

    - Recomenda-se também colocar no canto superior direito o logotipo da instituição dos autores.

    Clique aqui para baixar um modelo de Poster

    Exemplo de Poster:

    TÍTULO DO POSTER EM LETRA ESTILO TÍTULO 1, FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 72,

    ALINHADO AO CENTRO, LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO

    Uma linha em branco (Times New Roman, tamanho 54)

    Nome do autor principal (*), Nome do autor 2, Nome do autor N

    Uma linha em branco (Times New Roman, tamanho 54)

    Instituição/Universidade/Empresa e email do autor principal

    Identificar o Autor Principal com (*), digitar usando fonte Times New Roman, tamanho 54, alinhado ao centro.

    Uma linha em branco (Times New Roman, tamanho 54)

    Subtítulos

    Os subtítulos deverão ser escritos em Estilo Normal, fonte Times New Roman, tamanho 44 e em negrito.

    Texto geral

    O texto em geral deverá ser escrito em Estilo Normal, fonte Times New Roman ou equivalente, tamanho 32. Recomenda-se utilizar formato de texto em colunas duplas ou triplas. O texto geral deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: objetivos, metodologia, resultados/ discussões e conclusões/recomendações. Outros itens são opcionais.

    O autor terá a liberdade de organizar seu poster segundo seu próprio critério (tamanho de letra, cor de fundo, cor de texto, etc).

    Figuras, Tabelas e Fotos

    Estes elementos deverão ter um tamanho suficiente para que possam ser facilmente visualizados pelos leitores. Recomenda-se que sejam colocados na metade superior do Poster.

    Referências

    Ao final do Poster deverão ser citadas as Referências, utilizando fonte Times New Roman, Tamanho 28, com alinhamento de parágrafo justificado, sem espaçamento entre cada referência. As referências deverão estar em ordem alfabética, sem numeração. No começo de cada Referência, não utilize o tabulador. Exemplo:

    Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Resolução n. 357, 17 de março de 2005. Estabelece normas e padrões para qualidade das águas, lançamentos de efluentes nos corpos receptores e dá outras providências.

    Dias, Isabel Cristina Aleixo. A influência das águas pluviais no sistema de esgotamento sanitário. V Exposição de experiências municipais em saneamento. Assemae. Santo André, 2004. Disponível em http://www.semasa.sp.gov.br/Documentos/ASSEMAE/Trab_59.pdf. Data: 16 de dezembro de 2009

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Anais do Seminário de Avaliação de Projetos IPT. Habitação e meio ambiente: assentamentos urbanos precários. São Paulo: IPT, 2002