• Trabalhos Técnicos
    Inscrições para o Congresso
    Informações sobre o Congresso
    Boletins
  • Cursos Pós-Congresso

    Os cursos estão programados para o dia 25/11/16 (sexta-feira), das 08:00 as 17:00 horas e terá carga horária de 8 horas. Receberão o Certificado somente aqueles que tiverem no mínimo 75 % de presença no curso. A confirmação dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscritos.

    Curso 1 - SISTEMAS FOTOVOLTAICOS - CONCEITOS E APLICAÇÕES

    Carga horária: 8 horas

    Instrutor: José Izaac Leite de Amorim, Especialista em Energia Eólica; Graduado em Computação, UEPB; Graduando em Engenharia Elétrica, Faculdade Maurício de Nassau, 2016; Técnico em Eletroeletrônica; Extensão em Sistema Supervisório Elipse Scada Intermediário; Instrutor Técnico Eletroeletrônica do SENAI - Centro de Inovação e Tecnologia Industrial.

    Objetivos: Promover o conhecimento técnico sobre energia solar conceito e aplicações, a fim de compreender os sistemas fotovoltaicos off-grid e conectados a rede, com noções de dimensionamento dos sistemas, de acordo com normas específicas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

    Público-alvo: Eletricistas, técnicos, engenheiros ou profissionais da área eletroeletrônica ou eletrotécnica e outros profissionais que tenham interesse obter conhecimentos na área.

    Conteúdo Programático: 1. Energia solar: Radiação solar; Movimentos da terra; Orientação dos módulos fotovoltaicos - 2. Módulos fotovoltaicos: Efeito fotovoltaico; Tipos de células fotovoltaicas - 3. Sistemas fotovoltaicos: Baterias – constituição e princípios de funcionamento; Reguladores de carga; Inversores de potência; Acessórios e dispositivos de proteção; Sistemas isolados; Com armazenamento; Sem armazenamento; Sistemas híbridos;   Sistemas conectados a rede elétrica - 4. Noções de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos isolados e conectados a rede.

    Referência Bibliografia: ALEXANDRE, Filipe. Curso Técnico Instalador de Energia Solar Fotovoltaica, Editora Publindústria, 2011.

    Local: Casa Ecoeficiente - SENAI (Centro de Inovação e Tecnologia Industrial)

    Data: 25/11/2016

    Curso 2 - RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS DE CAATINGA

    A confirmar

    Clique aqui para Inscrição