portugues

Email: congresso@ibeas.org.br

Programação

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA

Data: 18/05/2022

Horário: 09:00

Local: Auditório Araucária

Lançamento do Livro "Catadoras de Luxo: heroínas (in)visíveis"

 

PALESTRAS TÉCNICAS

Local: Auditório Araucária

18/05 – 10:00 as 11:00 Palestra 1 – "Qual o papel das Secretarias Municipais do Meio Ambiente na promoção da Sustentabilidade Ambiental?" 

Palestrante: Cristine Munari Steffens, Secretaria Meio Ambiente de Gramado

18/05 – 11:00 as 12:00 Palestra 2 – "Catadoras de Luxo: heroínas (in)visíveis - a arte como política pública de educação ambiental e resistência "

Palestrante: Annemone Santos e Laíze Lantyer Luz, Comissão de Meio Ambiente da OAB-BA

 

19/05 – 09:00 as 10:00 Palestra 3 – "Recicle ! É tudo de bom !!" 

Palestrante:  Paula Tavares, Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) 

19/05 – 10:00 as 11:00 Palestra 4 – "Gestão de Resíduos Gerados pelo setor de Cemitérios"

Palestrante: Mariane Malvão, Consultoria Malvão Associados

19/05 – 11:00 as 12:00 Palestra 5 – "Concessões de resíduos sólidos e o novo marco de saneamento" 

Palestrante: Rodrigo de Pinho Bertoccelli, Felsberg Advogados

 

20/05 – 09:00 as 10:00 Palestra 6 – "Educação Ambiental: Desafios da Compostagem" 

Palestrante: Willian Fernando de Borba, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

20/05 – 10:00 as 11:00 Palestra 7 – "Participação social na elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas aos Resíduos sólidos" 

Palestrante: Ângela Damasceno, Pesquisadora

20/05 – 11:00 as 12:00 Palestra 8 – "Emancipação Sustentável ou obsolescência humana em uma sociedade lixo zero?"  

Palestrante: Laíze Lantyer Luz, Comissão de Meio Ambiente da OAB-BA

 

MESAS-REDONDAS

Local: Auditório Araucária

18/05 – 14:00 as 16:00 Mesa Redonda I – "Coleta e tratamento de resíduos sólidos dos sistemas de esgotamento sanitário: desafios para a gestão"

Palestrantes:

1 – "Resíduos Sólidos no esgotamento sanitário: de onde vêm e o papel da educação sanitária" - Raphael Corrêa Medeiros, UFSM

2 – "A busca de rotas tecnológicas para destinação final de resíduos em empresas de saneamento" - João Fernando Menescal, CAGECE

3 – "Aproveitamento de resíduos provenientes do tratamento de esgoto: do fertilizante ao energético" - Charles Carneiro, SANEPAR

4 - "Aplicação e regulação do reaproveitamento de biossólidos de Estações de Tratamento de Esgoto no Brasil" - Silvio Luiz de Sousa Rollemberg, IFCE

Moderador: Abraão Sampaio

18/05 – 16:00 as 18:00 Mesa Redonda II - "O Decreto 10.936/2022 - Regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos"

Palestrantes:

1 – "Decreto 10.936/2022 - O Novo Marco Legal dos Resíduos no Brasil" - Luiz Gustavo Gallo Vilela, Consultor

2 – "Programa Nacional de Logística Reversa" - Fabrício Soler, Felsberg Advogados

3 – "O papel do Verificador Independente nos resultados da Logística Reversa" - Fernando Bernardes, Central de Custódia

Moderador: Laize Lantyer Luz

19/05 – 14:00 as 16:00 Mesa Redonda III – "Importância e Atuação dos Consórcios Municipais de Resíduos Sólidos"

Palestrantes:

1 – Título a confirmar - Pedro Maranhão, Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

2 – "A formação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos" - Rudimar Caberlon, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA)

3 – "Consórcios públicos e o desafio para a gestão dos resíduos sólidos" - Carlos Eduardo Balestrin Flores, Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos (CIGRES)

Moderador: Aline Passini

19/05 – 16:00 as 18:00 Mesa Redonda IV – "Logística Reversa de Resíduos Sólidos"

Palestrantes:

1 – "Doze mitos e verdades sobre a logística reversa nos quase doze anos da PNRS" - Tasso Cipriano, Fundação Santo André

2 – "Políticas públicas e conhecimento científico/acadêmico, o exemplo do setor de eletroeletrônicos" - Ana Paula Bortoleto, UNICAMP

3 – "A interface entre a coleta seletiva municipal e a logística reversa de embalagens como estratégia para gestão sustentável de resíduos" - Rafael Henrique, Instituto Recicleiros

Moderador: Carlos Alberto Ferreira Rino

 

VISITAS TÉCNICAS

20/05 - 09:00 as 12:00 Central de Resíduos Sólidos Industriais de Igrejinha

Central de Resíduos Sólidos Industriais de Igrejinha: localizada no Distrito Industrial de Igrejinha, é licenciada para receber os resíduos sólidos Classe I e Classe II das empresas associadas ao Sindicato. No local existem dois galpões para recebimento, pesagem, enfardamento e armazenamento dos materiais até as destinações finais. Além disso, também existem duas valas encerradas, onde antigamente os resíduos Classe I eram dispostos. Toda a área da Central conta com diversos profissionais para sua manutenção e controle, cumprindo com as legislações em vigor e buscando constantemente o aprimoramento na gestão dos resíduos. Em 2014 um sistema de rastreabilidade foi adotado para otimização dos serviços, sendo reforçada a importância da correta separação dos resíduos nas empresas e em todas as etapas gerenciais.

20/05 - 08:00 as 17:00 Aterro Sanitário CRVR Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos - Minas do Leão

A Central de Resíduos do Recreio (CRR) opera no município de Minas do Leão (RS), a 80 km de Porto Alegre. O projeto é resultado de um planejamento que aproveitou a condição favorável gerada pela mineração do carvão a céu aberto (Mina do Recreio),além de hidrogeologia adequada para a implantação segura de um aterro sanitário. Projetada para uma capacidade total de 23 milhões de toneladas, com prazo de operação estimado em 23 anos, a Central está instalada em uma área de 129 hectares, dos quais 84 são reservados para receber resíduos.

Fazem parte do processo operacional uma área reservada para o aterro sanitário e uma estação de tratamento para efluentes líquidos – composta por filtros biológicos, lagoa aerada e lagoas facultativas –, além de dois banhados construídos com área de 20 mil m2. Com o objetivo de reduzir os gases causadores do efeito estufa, em janeiro de2007 o projeto de captura e queima do biogás gerado no aterro foi aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, a CRR foi autorizada a operar no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto.

Atualmente em operação, sua estrutura é composta por um moderno sistema de coleta e oxidação térmica do biogás, sopradores, tanque de separação de condensado e queima controlada em flare enclausurado, o que possibilita uma redução anual em torno de 170 mil toneladas de CO2. A CRVR inaugurou no ano de 2015  uma unidade de geração de energia, tendo como combustível o aproveitamento do biogás obtido da decomposição dos rejeitos depositados. A unidade geradora tem uma potência de 8,5 MWh, podendo atender uma população de aproximadamente 100 mil habitantes.

 

MINICURSOS

20/05 - 13:00 as 17:00

Minicurso 1 - AGENDA 2030 E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Clique aqui para mais informações e inscrição


Promoção/Organização
Patrocínio Diamante
Patrocínio Bronze
Cia. Aérea Oficial
Apoio