Email: congresso@ibeas.org.br

Oficinas e Cursos Pós-Congresso

Os minicursos estão programados para o dia 15/06/18 (sexta-feira), das 08:00 as 12:00 horas e terão carga horária de 4horas. Receberão o Certificado somente aqueles que tiverem no mínimo 75 % de presença no curso. A confirmação dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Minicurso 1 - Gerenciamento de Lâmpadas Fluorescentes contendo Mercúrio no pós consumo: Logística Reversa

InstrutorMário Rogério Kolberg Soares, Engenheiro Químico, atua no Serviço de Licenciamento de Atividades em Implantação (SELAI), da Divisão de Controle da Poluição Industrial (DICOPI) da FEPAM.

Objetivos: Apresentar as implicações no gerenciamento inadequado de lâmpadas fluorescentes contendo mercúrio, a logística reversa, o armazenamento temporário, a técnica de descontaminação e o destino final adequado dos componentes.

Público-alvo: Profissionais e estudantes que tenham interesse em entender o assunto.

Metodologia: Exposição em power-point sobre o tema.

Conteúdo ProgramáticoPolítica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), Acordo Setorial da logística reversa e Resolução CONSEMA nº 333/2016

Clique aqui para Inscrição

Minicurso 2 - Agenda A3P

Instrutor: Lilian Maiara Zenker – Chefe de Gabinete e Coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).

Objetivos: Apresentar o Programa Agenda A3P, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de implantar na administração pública uma nova cultura institucional, desencadeando ações de sustentabilidade e economia dos recursos naturais e fomentar a adesão.

Público-alvo: Representantes do Executivo (secretários, procuradores, técnicos das áreas financeira, administrativa, RH, educação, saúde, meio ambiente e outros), Legislativo (vereadores e assessores), Judiciário e Ministério Público e demais interessados.

Metodologia: Apresentação do Programa A3P do MMA, do Plano de Trabalho da A3P no RS; após, divisão da turma em grupos distintos conforme temas propostos, debate no grupo e apresentação do resultado aos demais grupos.

Conteúdo Programáticoa) uso racional dos recursos naturais e bens públicos, b) gerenciamento de resíduos sólidos, c) qualidade de vida no ambiente de trabalho, d) sensibilização e capacitação, e) contratações públicas sustentáveis f) construções sustentáveis.

Clique aqui para Inscrição

 

As oficinas estão programados para o dia 14/06/18 (quinta-feira), das 13:00 as 17:00 horas e terão carga horária de 4 horas. Receberão o Certificado somente aqueles que tiverem no mínimo 75 % de presença no curso.

ATENÇÃO: As oficinas terão as inscrições somente até o dia 01 de junho e estão sujeitas a um número mínimo de inscritos. Após esta data, caso não haja o número mínimo de inscritos, as mesmas serão canceladas.

Local: Senac Gramado

Oficina 1 - Oficina Culinária de Aproveitamento de Alimentos

Objetivos: Higiene na manipulação de alimentos; Armazenamento correto; Aquecimento adequado; Uso de cascas, talos, folhas e sementes na alimentação e Benefícios da utilização.

Público-alvo: Profissionais e estudantes que tenham interesse em entender o assunto.

Metodologia: Aulas participativas, dinâmicas e práticas, utilizando a Cozinha da unidade do Senac Gramado.

Descrição dos Espaços e Equipamentos: Cozinha com capacidade para atender aos alunos, que tenha pelo menos 1 bancada ou mesa de inox, 01 batedeira planetária, 01 liquidificador doméstico, utensílios de cozinha, como panelas, bowls, talheres, formas, bacias, tigelas além de fogão, forno, pia e geladeira. 

Material Didático: 1 pasta, 1 caneta, 1 bloco de anotações e avental

Clique aqui para Inscrição

 

Oficina 2 - Oficina Culinária de Reaproveitamento de Alimentos

Objetivos: Higiene na manipulação de alimentos; Armazenamento correto; Aquecimento adequado; Reaproveitamento de alimentos já elaborados.

Público-alvo: Profissionais e estudantes que tenham interesse em entender o assunto.

Metodologia: Aulas participativas, dinâmicas e práticas, utilizando a Cozinha da unidade do Senac Gramado.

Descrição dos Espaços e Equipamentos: Cozinha com capacidade para atender aos alunos, que tenha pelo menos 1 bancada ou mesa de inox, 01 batedeira planetária, 01 liquidificador doméstico, utensílios de cozinha, como panelas, bowls, talheres, formas, bacias, tigelas além de fogão, forno, pia e geladeira. 

Material Didático: 1 pasta, 1 caneta, 1 bloco de anotações e avental

Clique aqui para Inscrição


Realização:
Apoio: