Cursos Pós-Congresso

Os minicursos pós-congresso estão programados para o dia 30/11/18 (sexta-feira), das 08:00 as 12:00 horas e terão carga horária de 4horas. Receberão o Certificado somente aqueles que tiverem no mínimo 75 % de presença no curso. A confirmação dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Minicurso 1 - Elaboração de Planos de Resíduos Sólidos - Gestão e Gerenciamento

Instrutor: Carlos Henrique Andrade de Oliveira. Arquiteto Urbanista, graduado pela USP, pós-graduação em Gestão Ambiental pela UNICAMP. Consultor técnico especializado em saneamento, gestão de resíduos sólidos e gestão ambiental. Experiência em elaboração, desenvolvimento e implantação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e de Saneamento Básico, com destaque para o do município de São Paulo (2013/2014). Integrou equipe de consultores técnicos contratados pelo Ministério do Meio Ambiente (período entre 2007 e 2012) para a elaboração e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, integra as equipes de consultoria técnica contratadas para a Revisão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e para o Projeto ProteGEEr.

Objetivos: Conhecer e ampliar o conhecimento sobre a estrutura dos Planos de Resíduos Sólidos (Planos de Gestão e Planos de Gerenciamento), as exigências legais (conteúdo mínimo), exemplos práticos e aplicação/implementação deste instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).

Público-alvo: Gestores públicos e do setor privado, estudantes, profissionais da área ambiental e interessados.

Metodologia: Teórico-expositiva, com atividade, debate e construção coletiva do saber.

Conteúdo ProgramáticoPolítica Nacional de Resíduos Sólidos: objetivos, princípios e instrumentos; Planos de Gestão e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - conteúdo, estrutura e estratégias de implementação; Exemplos práticos - análise de Planos de Gestão; Atividade prática: elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para diferentes atividades econômicas.

Clique aqui para Inscrição

Minicurso 2 - Conhecendo a Permacultura

Instrutor: Vinicius Pereira e Cleyton Cardoso. Vinicius Pereira: educador, músico e permacultor. Formado em licenciatura em música pela Faculdade Santa Marcelina, lecionou em escolas públicas e particulares, na FEBEM, Fundação Casa, ONGs e praças públicas.  É um dos integrantes do coletivo Permacultores Urbanos, onde é responsável pelo projeto Escola de Cisterna. Integra também a equipe da Expedição Rio Doce Vivo. Cleyton Cardoso: Engenheiro ambiental e sanitarista, educador ambiental e permacultor. Formado em Engenharia Ambiental e Sanitaria pela Universidade Metodista de SP, pós-graduando em Perícia Ambiental pelo Centro Universitário SENAC. Formou-se em 2017 em Design em Permacultura pelo Coletivo PermaSampa. Atualmente dedica-se a lecionar aulas de sustentabilidade pro ensino fundamental na EMEIEF Luiz Gonzaga, em Santo André. Permacultur pelo Coletivo N.A.S.A (Nucleo de Ações Socioambientais Ativistas). 

Objetivos: Introduzir ao público os conceitos básicos da permacultura; Apresentar opções de descentralização e aproveitamento locais dos recursos naturais; Divulgar técnicas de saneamento ecológico em comunidades isoladas.

Público-alvo: Estudantes, professores, profissionais e interessados em conhecer o assunto.

Metodologia: Aula expositiva com Vinicius Pereira abordando uma breve história da Permacultura no Brasil e no mundo, Ética e Princípios da Permacultura, Ciclo da Água; aula expositiva com Cleyton Cardoso sobre alternativas para saneamento ecológico; introdução aos conceitos que serão aplicados na oficina prática de Captação de Água da Chuva e Reatores de Hidrogênio; aula prática: montagem de uma minicisterna para captação de água da chuva, utilização da água como combustível através da eletrólise numa demonstração de um reator de hidrogênio movido por água da chuva e energia solar.

Conteúdo Programático: Breve história da Permacultura no Brasil e no mundo; Ética e Princípios da Permacultura; Saneamento Ecológico; Captação de Água da Chuva; Reatores de Hidrogênio.

Clique aqui para Inscrição