CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVE MBA EM SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES (UCAM)

DISCIPLINAS E PROFESSORES *

DISCIPLINAS/PROFESSORES

Carga Horária

Metodologia da Pesquisa Científica

Mestre Gildásio Álvares Mendes Filho

24 ha

Planejamento e Desenvolvimento Sustentável

Doutor Nemésio N. B. Salvador

24 ha

Legislação Ambiental

Mestre Luiz Ricardo Guimarães

24 ha

Gerenciamento de Resíduos e Efluentes Industriais

Doutor João Sérgio Cordeiro

24 ha

Gestão de Riscos Ambientais

Mestre Carlos Alberto Ferreira Rino

24 ha

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Mestre Carlos Eduardo Martins Ibrahim

24 ha

Segurança e Saúde Ocupacional

Mestre Albert Luci de Andrade

24 ha

Introdução à Qualidade

Especialista José Roberto Lages de Souza

24 ha

Gestão Ambiental

Mestra Yara Cavalvanti

48 ha

Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Especialista Fabio Marcellus Velloso

24 ha

Gestão da Qualidade

Mestre Antonio Raimundo Coutinho Rebelo

24 ha

Gestão de Responsabilidade Social

Mestre Francisco Alves Pereira Filho

24 ha

Implementação e Certificação de Sistemas de Gestão Integrados - SGIs

Especialista Agmar de Carvalho Quinteiro

24 ha

Auditoria de Sistemas de Gestão Integrados

Mestre Francisco Alves Pereira Filho e Mestre Carlos Alberto Ferreira Rino

48 ha

TOTAL

384 ha

* Os professores são de exclusiva responsabilidade da Coordenação Acadêmica e poderão, a qualquer tempo, serem substituídos, a critério exclusivo da mesma, por razões administrativo-pedagógicas, por outros de equivalente titulação e/ou capacidade profissional.

EMENTA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa. Critérios de cientificidade do conhecimento. Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto. O tema da pesquisa, o problema, a hipótese, os procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados. Análise qualitativa e quantitativa de dados. Tipos e normas técnicas de investigação. Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativas, escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo). Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório. Elaboração do trabalho científico. Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Relações entre Planejamento Estratégico, Gestão Urbana, Indicadores de Sustentabilidade e Desempenho Urbanístico. Estatuto da Cidade, Zoneamento Ambiental, EIA/RIMA e EIV como instrumentos inovadores. Novos conceitos e princípios de Planos Diretores Urbano-Ambientais. Os Atlas Ambientais Urbanos como processos inovadores de monitoramento e gestão de planejamento. Planejamento Estratégico e Zoneamento Econômico-Ecológico. Fluxos de energia e de materiais: análise do ciclo de vida. Análise e otimização dos processos: eficiência ecológica. Avaliação dos Indicadores Ambientais e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável. Análise Crítica dos Indicadores de Eco-Eficiência. Estudos para Utilização de Novas Tecnologias.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Hierarquia da legislação ambiental brasileira. Legislação Ambiental no Brasil. Histórico da Legislação Ambiental do Brasil. Lei n° 6938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais. As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. A hierarquia das normas. Resoluções CONAMA. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS  E EFLUENTES INDUSTRIAIS

Caracterização dos Resíduos Urbanos e Industriais. Legislação referente à resíduos. Técnicas de tratamento e Disposição Final: Aterro Sanitário, Compostagem, Coprocessamento e Incineração.  Segregação de materiais. Caracterização dos Resíduos de acordo com a NBR 10.004. Diretrizes e Legislação referentes a Resíduos Urbanos e Industriais. Reciclagem de papel, plástico, vidro, metal, entulho, outros materiais. Resíduos dos Serviços de Saúde. Tratamento de Efluentes Líquidos de Aterros Sanitários. Resíduos Sólidos e Risco Ambiental. Caracterização de efluentes industriais.  Poluição das águas. Padrões de qualidade e de lançamento. Legislação referente a efluentes líquidos. Resolução CONAMA 357. Tecnologia de Controle da poluição das águas.

GESTÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Estudo de Análise de Riscos. Caracterização do Empreendimento. Caracterização da Região. Caracterização dos Produtos Químicos. Análise Preliminar de Perigos e Hazop. Consolidação dos Cenários Acidentais. Estimativa dos Efeitos e Avaliação de Vulnerabilidade. Hipóteses Acidentais. Risco Social e Risco Individual. Programa de Gerenciamento de Riscos. Plano de Ação de Emergência.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

A evolução do conceito de responsabilidade social. Os tipos de responsabilidade social. Responsabilidade Social x Cidadania Empresarial. Responsabilidade Social x Marketing Social. Da filantropia ao investimento social privado. A responsabilidade social e o comportamento do consumidor. Responsabilidade Social e sustentabilidade.  Atuação Social das Empresas: Estratégias de Voluntariado. Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial: Relatórios Sociais e Balanço Anual. Gestão e Administração do 3º Setor: Caracterização, Evolução, Tendências e Perspectivas. Estratégias de Mobilização de Recursos.

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL (SSO)

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações. Higiene do Trabalho. Proteção contra Incêndios e Explosões. Gerenciamento de Riscos. O ambiente e as Doenças do Trabalho. Ergonomia. Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional: NRs - Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, Portarias do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho.

INTRODUÇÀO À QUALIDADE

O conceito de qualidade. A adequabilidade ao uso: a qualidade de projeto (qualidade de prospecção de mercado, qualidade de concepção e  qualidade de especificações), a qualidade de produção e a qualidade dependente do tempo (disponibilidade, confiabilidade, manutenibilidade, a assistência e a continuidade dos serviços). Gestão da Qualidade e Liderança. Modelos/Critérios de Excelência Empresarial. Correlação da ISO 9001:2000 com o Modelo do Prêmio Nacional da Qualidade. Sistemas de Indicadores de Desempenho, a exemplo do BALANCED SCORECARD.

GESTÃO AMBIENTAL

Modelo de gestão aplicado ao meio ambiente. Sistema de informação ambiental. Planejamento e estratégia ambiental. Instrumentos de controle de desempenho ambiental. Estrutura e recursos para o gerenciamento do meio ambiente. A Série ISO 14.000. Princípios da Norma ISO 14.001:2004. Resolução CONAMA 306. Estudos de caso.

GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

Introdução à OHSAS 18.001:2007. Elementos do sistema de gestão. Política de Saúde e Segurança do Trabalho. Planejamento de SSO. Requisitos legais. Análise de Riscos com Base na Norma Britânica BS 8800:1996 e na Norma Internacional OHSAS 18002. Estudos de caso.

GESTÃO DA QUALIDADE

A Série ISO 9.000, com ênfase na principail Norma da Qualidade: ISO 9001:2008. Os 8 princípios da Qualidade que fundamentam a ISO 9.001:2008. Abordagem de Processos e Gerenciamento de Processos. Planejamento e estruturação do sistema de gestão da qualidade. Pirâmide da documentação. Regras para a documentação. Política da qualidade e objetivos da qualidade. Passos de implementação de um sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9001:2008. Estudos de caso.

GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Norma SA 8000:2001. A Norma ABNT NBR ISO 16.001:2004. Política da Responsabilidade Social; Planejamento  da responsabilidade social; Implementação e operação do SGRS – Sistema de Gestão de Responsabilidade Social; Aspectos da responsabilidade social; Requisitos legais (Convenções da OIT – Organização Internacional do Trabalho); Objetivos, metas e programas sociais; Recursos, regras, responsabilidade e autoridade; Implementação e operação; Competência, treinamento e conscientização; Comunicação; Documentação (Controle de documentos e registros); Manual do SGRS; indicadores Sociais; Não-conformidades e ações corretiva e preventiva; Auditorias Sociais Internas; Análise Crítica da Alta Direção; Trabalho infantil; Trabalho forçado; Liberdade de associação e direito à negociação coletiva; Discriminação.  

IMPLEMENTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

Programas de certificação. Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001. Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9.001. Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional pela OHSAS 18.001. Sistema de Gestão em Responsabilidade Social pela SA 8.000 e pela ISO 16.001. Estudos de caso.

 

AUDITORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS

Conceitos sobre auditoria. Tipos de auditoria. Escopo da auditoria e regulamentos para auditoria. Auditoria de conformidade legal. Diretrizes para auditoria: Norma ISO 19.011:2002. Procedimentos de auditoria. Referências Normativas. Termos e Definições. Princípios de Auditoria. Programas de Auditoria. Atividades de Auditoria. Certificação de auditores. Não Conformidades e Ações Corretiva e Preventiva. Investigação de causas. Eficácia dos planos de ação. Classificação das não conformidades. Reclamações das partes interessadas.

Início da página