CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVE MBA EM GESTÃO AMBIENTAL

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES (UCAM)

DISCIPLINAS E PROFESSORES *

DISCIPLINAS

Carga Horária

Metodologia da Pesquisa Científica

Mestre Gildásio Álvares Mendes Filho

24 ha

Avaliação de Impactos Ambientais

Doutro Nemésio N. B. Salvador

24 ha

Saneamento Ambiental

Mestre Carlos Alberto Rino

24 ha

Gerenciamento dos Recursos Hídricos

Mestre Jozrael Rezende / Mestra Flávia Gomes de Barros

24 ha

Gerenciamento de Resíduos

Doutor Valdir Schalch

24 ha

Planejamento e Desenvolvimento Sustentável

Doutor Fernando Fernandes

24 ha

Educação Ambiental

Mestre Cezar Pires / Mestra Kátia Ventura

24 ha

Conservação do Meio Ambiente

Mestra Ana Graça Valle de Carvalho

24 ha

Marketing Ambiental

Mestre Agamemnom Rocha Souza

24 ha

 

Gestão Ambiental

Doutor João Sérgio Cordeiro / Mestra Yara Cavalcanti

24 ha

Legislação Ambiental  

Mestre Luiz Ricardo Guimarães

24 ha

Gestão de Áreas Verdes

Mestra Cleide de Oliveira

24 ha

Economia Ambiental

Doutor Ednilson José Arendit / Mestra Aline Monteiro

24 ha

Certificação Ambiental

Mestre Francisco Alves

24 ha

Auditoria Ambiental

Mestre Francisco Alves

48 ha

TOTAL

384 ha

* Os professores são de exclusiva responsabilidade da Coordenação Acadêmica e poderão, a qualquer tempo, serem substituídos, a critério exclusivo da mesma, por razões administrativo-pedagógicas, por outros de equivalente titulação e/ou capacidade profissional.

EMENTA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa. Critérios de cientificidade do conhecimento. Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto. O tema da pesquisa, o problema, a hipótese, os procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados. Análise qualitativa e quantitativa de dados. Tipos e normas técnicas de investigação. Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativas, escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo). Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório. Elaboração do trabalho científico. Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Conceitos básicos sobre Impactos Ambientais. Estudos e Avaliações de Impactos Ambientais. Legislação (Resolução CONAMA  nº 01/86). Métodos, Identificação e Valoração de Impactos Ambientais. Modelos de Simulação para corpos d´água e dispersão atmosférica. Licenciamento, Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de  Impacto no Meio Ambiente (RIMA). Metodologias usadas no Brasil e no Exterior. Aplicações Práticas.

SANEAMENTO AMBIENTAL

Conceitos. Panorama do Saneamento Ambiental no Brasil. Saneamento e Doenças. O crescimento das cidades e a poluição urbana. Principais questões ambientais no Brasil e no mundo. Conceitos relacionados com questões ambientais (poluição, contaminação, degradação, conservação, preservação, impactos, biodiversidade etc.). As questões globais do meio ambiente: efeito estufa, perda da Biodiversidade, destruição da camada de ozônio, situação dos oceanos, solos agricultáveis, escassez das águas. Controle da poluição ambiental. Poluição das águas, do ar e do solo. Gestão do Ruído Ambiental.

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Conceitos básicos. Objetivos da gestão de recursos hídricos. Principais experiências de gestão de recursos hídricos no Brasil e no mundo. A Política Nacional de Recursos Hídricos. Lei 9.433/97: fundamentos, objetivos e diretrizes gerais. A gestão por Bacias Hidrográficas. Lei 9.984/00: ANA – Agência Nacional de Águas.  Comitês e Agências de Bacia: características e funcionamento. Os instrumentos da Lei 9.433/97: Planos Diretores; Sistema de Informação; Enquadramento dos Corpos de Água; Outorga e Cobrança pela Água. Planejamento integrado de bacias hidrográficas.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Caracterização dos Resíduos Urbanos e Industriais. Legislação referente à resíduos. Descrição das Técnicas de tratamento. Disposição Final. Compostagem. Incineração. Processamento do Lixo. Segregação de materiais. Caracterização dos Resíduos através de Manuais da Cetesb, FEEMA, e Outros. Diretrizes e Legislação Referentes a Resíduos Urbanos e Industriais. Reciclagem de papel, plástico, vidro, metal, entulho, outros materiais. Resíduos dos Serviços de Saúde. Tratamento de Efluentes Líquidos de Aterros Sanitários. Noções de gerenciamento de Resíduos Urbanos e Industriais em alguns países. Resíduos Sólidos, Risco Ambiental. Macroefeitos Ambientais: Sistema de Destinação Final. Tratamento e Disposição Final de Resíduos.

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Relações entre Planejamento Estratégico, Gestão Urbana, Indicadores de Sustentabilidade e Desempenho Urbanístico. Estatuto da Cidade, Zoneamento Ambiental, EIA e EIV como instrumentos inovadores. Novos conceitos e princípios de Planos Diretores Urbano-Ambientais. Os Atlas Ambientais Urbanos como processos inovadores de monitoramento e gestão de planejamento. Planejamento Estratégico e Zoneamento Econômico-Ecológico. Aspectos técnicos e ambientais da operação das instalações industriais. Impactos ambientais. Fluxos de energia e de materiais: análise do ciclo de vida. Análise e otimização dos processos: eficiência ecológica. Avaliação dos Indicadores Ambientais e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável. Resíduos: Controle e Reaproveitamento. Análise Crítica dos Indicadores de Eco-Eficiência. Estudos para Utilização de Novas Tecnologias.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação Ambiental. Breve histórico da Educação Ambiental. Evolução dos conceitos de Educação Ambiental; Os grandes eventos de educação ambiental. Princípios, características e objetivos de educação ambiental. Fases do trabalho de educação ambiental. Formas de atuação da educação ambiental. Agenda 21.  Planejamento e elaboração de projetos de educação Ambiental. Estudos de casos.

CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Cronologia da Conservação Ambiental. Conceitos em Biologia da Conservação. Biodiversidade. Valoração da Biodiversidade. Políticas Públicas de Conservação – PRONABIO e SNUC. Métodos aplicados ao monitoramento de espécies e ecossistemas: aerofotogrametria e satélites, sistemas de informações geográficas (SIG), radiotelemetria, microcâmeras e bioacústica. Planos de Manejo.

MARKETING AMBIENTAL

Visão geral de marketing. Estratégia de marketing aplicada para produtos e serviços com "rótulo verde". Mercados interno e externo para produtos ambientalmente corretos. Políticas de preços para produtos "verdes". Marketing institucional para empresas com programas de preservação e recuperação de meio ambiente.

GESTÃO AMBIENTAL

Modelo de gestão aplicado ao meio ambiente. Sistema de informação ambiental. Planejamento e estratégia ambiental. Instrumentos de controle de desempenho ambiental. Estrutura e recursos para o gerenciamento do meio ambiente. Aspectos macro e micro da gestão ambiental. Gerenciamento do meio ambiente. Visão do meio ambiente no terceiro milênio. Soluções ambientais através do emprego de estratégias relevantes ao meio ambiente. Fundamentos éticos da gestão ambiental como pratica social. Estratégias diferenciadas de gestão ambiental por setor econômico.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Hierarquia da legislação ambiental brasileira. Legislação Ambiental no Brasil. Histórico da Legislação Ambiental do Brasil. Lei n° 6938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente. Princípios, objetivos e instrumentos. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Meio Ambiente na Constituição de 1988. Lei n° 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais. As competências normativas e administrativas em matéria ambiental. A hierarquia das normas.  Responsabilidade civil, penal e administrativa. Licenciamento Ambiental.

GESTÃO DE ÁREAS VERDES

Arborização e vegetação urbana. Efeitos da arborização e da vegetação no meio urbano. Arborização x paisagem. Espécies arbóreas adequadas ao espaço e uso urbano. Plantio de espécies arbóreas. Manutenção e podas de árvores. Problemas com a arborização urbana. Reflorestamento, Manejo e Preservação de Áreas Florestais. Legislação e conservação florestal no Brasil e nos estados. Benefícios das florestas para o meio ambiente e a sociedade. Necessidades de recuperação, proteção e preservação florestal. Práticas de restauração – da semente à floresta formada. Manejo de áreas florestais e exploração florestal sustentável – silvicultura.

ECONOMIA AMBIENTAL

Crescimento econômico e meio ambiente. O conceito de sustentabilidade. Indicadores de bem estar social. Internalidades e externalidades ambientais. PIB sustentável. Políticas macroeconômicas de gestão ambiental. Fontes de financiamento para programas de gestão ambienta. Política tributária aplicada ao meio ambiente. Transferências fiscais. Certificados negociáveis.

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Programas de certificação ambiental. A série ISO 14000. Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001: Política Ambiental. Planejamento Ambiental: Aspectos e Impactos Ambientais. Requisitos Legais e Outros Requisitos. Filtro de Significância, Objetivos e Metas Ambientais. Programa(s) de Gestão Ambiental. Implementação e Operação do Sistema de Gestão Ambiental. Verificação e Ações Corretivas. Análise Crítica pela Administração. Melhoria Contínua. Operação e gerenciamento dos processos: enfoque sistêmico. Medidas de desempenho de processos. Melhoria contínua. Estudos de casos.

AUDITORIA AMBIENTAL

Conceitos sobre auditoria. Tipos de auditoria. Escopo da auditoria e regulamentos para auditoria ambiental. Auditoria de conformidade legal. Diretrizes para auditoria ambiental - Princípios Gerais: Normas ISO 14010 e 14011; Diretrizes para auditoria ambiental - Procedimentos de auditoria - Auditoria de sistemas de gestão ambiental: Norma ISO 14011. Diretrizes para auditoria ambiental - Critérios para qualificação de auditores ambientais. Certificação de auditores ambientais.

Início da página