Curso: Licenciamento Ambiental

Este curso pode ser oferecido "in company".

MÓDULO: INDÚSTRIA

Objetivos Ao concluir o curso, o profissional será capaz de: conhecer a legislação ambiental referente ao licenciamento de indústrias, entender as diversas etapas do licenciamento ambiental, conhecer os conceitos de poluição e entender as exigências e condicionantes das Licenças Ambientais, ser capaz de realizar o licenciamento de indústrias na CETESB, através do preenchimento do MCE - Memorial de Caracterização do Empreendimento.

Público Alvo Profissionais de indústrias ou prestadores de serviços que realizam ou pretendem realizar Licenciamento Ambiental de indústrias, junto à CETESB - Cia. de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

Conteúdo Programático Legislação Ambiental: Constituição Federal e Lei 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente. Conceitos de poluição das águas, do ar, do solo e por ruído. Licenciamento Ambiental: Decreto Estadual 8.468/76. Licenças Prévia, de Instalação e de Operação. Procedimentos para o Licenciamento. Estudo de caso. Licenciamento prático simulado.

Carga Horária 8 horas.

Instrutor Eng° Carlos Alberto Ferreira Rino, Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Química, Especialista em Controle da Poluição Ambiental, Gestão Ambiental e Saneamento Básico, sócio-proprietário da empresa V.C. Treinamento, Consultoria e Projetos Ambientais, Presidente do IBEAS, Consultor Ambiental, Auditor Ambiental pela norma ISO 14.001, Coordenador do curso MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Candido Mendes, atuou na CETESB, na ANA - Agência Nacional de Águas e na Petrobras.

INVESTIMENTO: R$ 240,00. Parcelamento em até 2 vezes, com pagamento da primeira parcela até 10 dias antes do início do curso. Em caso de desistência: devolveremos 90 % do valor pago, caso a mesma seja feita até 5 dias úteis antes do início do curso e 50 % do valor pago, caso a mesma seja feita até 2 dias úteis antes do início do curso. Sendo feita em 2 dias úteis ou menos, não haverá devolução. Troca de pessoas é permitida. O valor inclui  material didático, pasta e coffee-break. Não inclui: hospedagem, estadia, alimentação e traslado. Inscrição para mais de 3 pessoas da mesma empresa: desconto de 15 %. O IBEAS se reserva no direito de cancelamento do referido curso, caso não seja atingido o número mínimo de pessoas. Neste caso, todo valor pago será devolvido.

CERTIFICADO O Certificado será emitido pelo IBEAS, para aqueles que concluirem satisfatoriamente o Curso, com mais de 75% de presença nas aulas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: ibeas@ibeas.org.br