Curso: Fundamentos de Gestão da Qualidade - NBR ISO 9001:2008

Este curso pode ser oferecido "in company".

Apresentação:

O curso Fundamentos de Gestão da Qualidade - NBR ISO 9001:2008 foi planejado de forma que o profissional tenha oportunidade de interpretar a norma, enfocando conceitos básicos, princípios, requisitos e elementos em qualidade.

No curso, o profissional participará de trabalhos em grupo, tendo oportunidade de participar efetivamente das discussões relacionadas à compreensão e interpretação da norma.

 

Objetivos:

Apresentação da importância da Qualidade em todos os tipos de negócios.

Conhecimento do Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os requisitos da ISO 9001:2008.

Apresentar de forma objetiva a norma internacional de Sistema de Gestão da Qualidade.

Ressaltar os aspectos de interpretação e a importância da melhoria continua.

Demonstrar a importância de se estabelecer indicadores de desempenho.

Demonstrar a importância do feedback da satisfação dos clientes.

Entendimento detalhado dos requisitos principais, bem como, orientar os participantes a definir o escopo e a abrangência do Sistema de Gestão da Qualidade.


Público Alvo: 

Profissionias envolvidos com o  Sistema de Gestão de Qualidade, em empresas públicas ou privadas; Gestores de empresas certificadas e em processo de certificação; Profissionais com funções voltadas à elaboração e revisão de documentos do sistema de gestão da Qualidade.

Pré-requisito:

O profissional deve ter formação, no mínimo, do curso médio (segundo grau) ou equivalente.

 

Conteúdo Programático:

Requisitos da norma NBR ISO 9001:2008, com interpretação dos elementos e requisitos; Conceitos de Qualidade; Histórico das Normas ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade - S.G.Q; Terminologia Relacionada às Normas ISO 9000; Responsabilidade da direção; Gestão de recursos e realização do produto, bem como, medição, análise e melhoria; As Similaridades entre ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001; Exercícios Práticos e feedback.

 

Carga Horária: 16 horas.

 

Instrutor:

José Guilherme Carvalho Ruivo, 50 anos, Economista pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, Pós-graduação e Mestrado em Recursos Humanos pela Universidade Monte Serrat – Santos – SP; Profissional de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Patrimonial e do Trabalho com 26 anos de vivência  em empresas de grande porte, no segmento siderúrgico, químico, petroquímico e de transporte; Instrutor e Coordenador de MOPP - Movimentação e Operação de Produtos Perigosos; Instrutor Veicular de Transito – DETRAN-SP;  Experiência em atividades portuárias, envolvendo exportação e importação; Coordenador do Programa Atuação Responsável – Abiquim;. Coordenador em Socorro Químico e Atendimento de Emergência; Inspetor de containeres; Coordenador de Gerenciamento de Risco e Rastrea- mento de Veículos; Auditor de SA8000 Responsabilidade Social – SAI (EUA) e IQNET (Comunidade Européia);  Auditor das normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SASSMAQ (Abiquim);  Instrutor em cursos de interpretação de normas e Formação de Auditores Internos e Lideres; Consultoria e Auditorias de 1ª, 2ª e 3ª partes em Sistemas de Gestão.

Investimento R$ 550,00. Pagamento em até 15 dias antes do início do curso: R$ 500,00. Parcelamento em até 3 vezes, com pagamento da primeira parcela até 10 dias antes do início do curso. Em caso de desistência: devolveremos 50 % do valor pago, caso a mesma seja feita até 2 dias antes do início do curso. Sendo feita em 2 dias ou menos, não haverá devolução. Troca de pessoas é permitida. O valor inclui  material didático, pasta e coffee-break. Não inclui: hospedagem, estadia, alimentação e traslado. Inscrição para mais de 3 pessoas da mesma empresa: desconto de 10 %. Atuais e ex-alunos do IBEAS tem 10 % de desconto. Todos os descontos são cumulativos. O IBEAS se reserva no direito de cancelamento do referido curso, caso não seja atingido o número mínimo de pessoas. Neste caso, todo valor pago será devolvido.

Certificados O Certificado será emitido pelo IBEAS, para aqueles que concluirem satisfatoriamente o Curso, com mais de 70% de aproveitamento nos testes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: ibeas@ibeas.org.br