Curso: Formação de Auditores Internos NBR ISO 14.001:2004

Este curso pode ser oferecido "in company".

Apresentação Organizações de todos os tipos, principalmente aquelas cujas atividades, produtos ou serviços impactam ou poluam o meio ambiente, estão cada vez mais preocupadas em melhorar seu desempenho ambiental, através do controle ou prevenção destes impactos, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais. Por outro lado, a legislação ambiental recente mais a crescente atuação dos órgãos ambientais e do Ministério Público junto a estas organizações, tem levado a uma crescente preocupação em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável. O curso Formação de Auditores Internos ISO NBR 14.001:2004 foi planejado de forma que o profissional tenha oportunidade de conhecer a norma NBR ISO 14.001:2004, enfocando conceitos básicos, princípios, requisitos e estratégias que envolvem uma auditoria interna ambiental. No curso, o profissional participará de trabalhos em grupo e realizará exercícios práticos, tendo oportunidade de participar efetivamente das discussões relacionadas à auditoria interna.

Objetivos Após o término do curso, o profissional estará apto para tornar-se Auditor Interno do Sistema de Gestão Ambiental, através do entendimento dos requisitos da norma NBR ISO 14001:2004; terá conhecimento dos deveres e responsabilidades dos auditores; estará preparado para realizar uma auditoria interna; conhecerá o conceito de aspectos e impactos ambientais;  será capaz de melhorar a qualidade ambiental de processos produtivos, através da redução e controle da emissão de poluentes.

Público Alvo Profissionais envolvidos com o Sistema de Gestão Ambiental, em empresas públicas ou privadas; Gestores Ambientais de empresas certificadas e em processo de certificação; Profissionais com funções voltadas à elaboração e revisão de documentos do sistema ambiental; Profissionais que já sejam Auditores Internos, porém com queiram se reciclar na norma NBR ISO 14001:2004. O profissional deve ter formação, no mínimo, do curso médio (segundo grau) ou equivalente.

Pré-requisito: O profissional deve ter formação, no mínimo, do curso médio (segundo grau) ou equivalente.

Conteúdo Programático Estrutura, interpretação e aplicação da Norma ISO 14001:2004; Legislação Ambiental; Tecnologia e Controle Ambiental; Aspectos e Impactos Ambientais; Técnicas de Auditoria; Estudo de caso.

Carga Horária 24 horas.

Instrutores Eng° Francisco Alves Pereira Filho, Engenheiro Civil Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e Engenherio Ambiental pela Middlesex Polytechnic de Londres, pós-graduado em Engenharia de Saúde Pública pela University New Castle – England, Coordenador da Qualidade da CETREL - Empresa de Proteção Ambiental do Pólo Petroquímico de Camaçari/BA, Auditor das normas ISO 14.001, ISO 9.001, OHSAS 18.001 e SA 8000, atua em curso de Formação de Auditores e realiza auditorias externas e internas. Eng° Carlos Alberto Ferreira Rino, Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Química, Especialista em Controle da Poluição Ambiental, Gestão Ambiental e Saneamento Básico, Consultor Ambiental, Auditor Ambiental pela norma ISO 14.001, Coordenador do curso MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Candido Mendes, atuou na CETESB, na ANA - Agência Nacional de Águas e na Petrobras.

Investimento R$ 800,00. Pagamento em até 15 dias antes do início do curso: R$ 720,00. Parcelamento em até 3 vezes, com pagamento da primeira parcela até 10 dias antes do início do curso. Em caso de desistência: devolveremos 50 % do valor pago, caso a mesma seja feita até 2 dias antes do início do curso. Sendo feita em 2 dias ou menos, não haverá devolução. Troca de pessoas é permitida. O valor inclui  material didático, pasta e coffee-break. Não inclui: hospedagem, estadia, alimentação e traslado. Inscrição para mais de 3 pessoas da mesma empresa: desconto de 10 %. Atuais e ex-alunos do IBEAS tem 10 % de desconto. Todos os descontos são cumulativos. O IBEAS se reserva no direito de cancelamento do referido curso, caso não seja atingido o número mínimo de pessoas. Neste caso, todo valor pago será devolvido.

Certificados O Certificado será emitido pelo IBEAS, para aqueles que concluirem satisfatoriamente o Curso, com mais de 70% de aproveitamento nos testes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: ibeas@ibeas.org.br